Área do Paciente

Utilize seus dados para efetuar o login

Esqueceu sua senha? Clique aqui

Não possui uma senha? Entre em contato

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha

Não possui uma senha? Entre em contato
×

A importância de uma boa alimentação na melhor idade

Por volta dos 65 anos, nosso corpo passa por mudanças que afetam diversas tarefas do dia-a-dia. Uma delas é a alimentação. A partir dessa idade, o processo de digestão dos alimentos fica mais lento, a produção de saliva diminui e, naturalmente, o paladar fica menos apurado.

Sabemos que cuidados com a nutrição devem ser tomados ao longo de toda a nossa vida. A manutenção de uma boa alimentação durante a terceira idade, porém, é extremamente importante para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários para funcionar corretamente e também para prevenir doenças que são mais comuns em idosos, como a osteoporose, a diabetes e doenças cardíacas.

É essencial manter um cardápio balanceado, com a presença de carboidratos, proteínas e vitaminas. Outro fator importante no momento de elaboração da dieta é a presença de alimentos ricos em fibras, que auxiliam no processo de digestão dos alimentos.

Evite excessos, seja de sal ou açúcar. Também se afaste de alimentos processados. Priorize sempre as opções integrais, frescas e naturais. Se possível, na hora de fazer o sacolão, corra atrás dos produtos orgânicos!

Não se limite às três refeições principais do dia (café da manhã, almoço e janta). Procure realizar pequenas refeições entre suas atividades. Assim você consegue comer menos e melhor, evitando exageros.

Lembre-se que qualquer tipo de dieta deve ser sempre realizada com o acompanhamento de um nutricionista. Ele é quem vai te apontar quais são os alimentos mais adequados para os seus objetivos. Além disso, caso você possua alguma restrição alimentar, ele será mais capaz de elaborar uma dieta que não infrinja sua realidade.

Com uma alimentação equilibrada você evita doenças e se sente melhor no seu dia-a-dia. Não deixe uma dieta te prender. Procure, dentro dos alimentos adequados para você, receitas alternativas e vá variando. Seja criativo!

Tente também combinar a boa alimentação com a prática de exercícios físicos! Você verá que será muito mais gratificante. Só não se esqueça que essas atividades precisam de um acompanhamento médico constante!


Gostou do nosso post? Tem alguma dica para quem tem dificuldade de se manter na dieta? Comente aqui embaixo e compartilhe sua experiência conosco!