Área do Paciente

Utilize seus dados para efetuar o login

Esqueceu sua senha? Clique aqui

Não possui uma senha? Entre em contato

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha

Não possui uma senha? Entre em contato
×

A terapia ocupacional na terceira idade

Uma das maiores preocupações que surge com a chegada da melhor idade é a perda de independência e autonomia para a realização de tarefas diárias. Além disso, o receio do isolamento também é outro fator que passa na cabeça de quem se aoxima da vida idosa.

No post de hoje falaremos sobre como a terapia ocupacional pode te ajudar a manter sua independência e, principalmente, garantir a sua qualidade de vida!

1 - Otimize o seu bem estar

A terapia ocupacional consiste em atividades que estimulam, entre outras áreas, o lado físico e emocional do indivíduo. Assim, você tem a oportunidade de sempre estar em contato com novas experiências, avaliando sempre o que você é capaz de realizar e o que te traz mais prazer.

A partir de um objetivo bem definido com seu terapeuta, você pode ir construindo sua independência, através de trabalho constante e variado, sem cair na repetição maçante de exercícios.

2 - Prevenção de doenças

Cada pessoa possui sua própria realidade e limitações. O profissional responsável por você compreende quais são as suas necessidades e irá trabalhar com você para garantir que os objetivos definidos sejam alcançados.

Para um idoso que está sentindo perda de visão, o terapeuta pode indicar atividades que estimulem o olhar. No caso de Alzheimer, exercícios que estimulem a memória. 

O importante aqui é saber qual é o seu cenário, para que você possa melhorá-lo da maneira mais adequada possível!

3 - Seja uma pessoa autônoma

Como já falamos aqui, as atividades propostas pela terapia ocupacional têm como principal objetivo estimular o seu lado físico e emocional. Muitas vezes a velhice vem acompanhada de uma série de limitações físicas. Os ossos e músculos já estão cansados, desgastados, e isso é normal!

A terapia ocupacional pode te ajudar a estimular o corpo. Mantendo-se ativo, você consegue aliviar dores musculares, incômodos do dia-a-dia que te impedem de realizar até a mais simples das tarefas. Ela pode te ajudar a retomar a sua independência, dentro do seu próprio ritmo!

Viu como a terapia ocupacional é importante para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade? Só lembre-se de procurar um profissional especializado na área para garantir um suporte completo e resultados otimizados!